Controle do Ganho de Peso na Gravidez

postado em: Notícias | 0

Com certeza está na lista dos maiores medos da mulher … o medo de engordar. É comum ouvirmos mulheres dizendo que engordaram 20-25 kilos durante a gravidez. Além da estética será que existe algum perigo para o aumento do peso exagerado na gravidez, existe riscos para a mulher e para o bebê associados a esse aumento de peso?

De fato a mulher tem que aumentar o seu peso e esse é distribuído entre o conteúdo feto-placentário e mais os tecidos da mulher. Fases para o ganho de peso:

– primeiro e segundo trimestres:

o crescimento do bebê é mínimo sendo que se a mulher então aumenta o peso nessa fase, provavelmente será pelo aumento da gordura.

– terceiro trimestre:

há o intenso crescimento do bebê e esse é sustentado pela transferência de nutrientes da circulação materna. Os pesos fetal e placentário aumentam aceleradamente elevando as necessidades calóricas à custa do metabolismo materno.

A obesidade durante a gestação também está associada ao maior índice de mortalidade dos recém-nascidos, A média de peso dos bebês também é maior que o normal, o que pode provocar riscos obstétricos durante o parto, contribuindo para a maior taxa de cesáreas.

Deixe uma resposta